Evolução espacial de feições erosivas urbanas no noroeste do Paraná: estudo de caso do município de Santa Cruz de Monte Castelo

Autores

  • Raquel Mendes Rodrigues Universidade Federal do Paraná
  • Luciano Mattana Carollo da Luz Universidade Federal do Paraná
  • Caroline Gonçalvez Mangueira Universidade Federal do Paraná
  • Leonardo José Cordeiro Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2341

Palavras-chave:

Impacto ambiental. Feição erosiva planejamento

Resumo

Os processos erosivos hídricos lineares causam um grande impacto ambiental e sua gênese está ligada a condicionantes naturais sendo potencializadas pela ação antrópica. Podem ocorrer tanto no meio rural quanto no meio urbano, sendo nesse último caso de grande significância, pois podem colocar em risco a vida da população e dos equipamentos urbanos. Nessas circunstâncias, a compreensão das suas causas e da sua interação com a área urbana pode auxiliar em futuros projetosurbanos e no combate e controle das feições erosivas. Um método possivel é o cadastramento dessas erosões, permitindo a análise do seu comportamento, podendo estimar sua evolução, sua dinâmica e seus processos, auxiliando no planejamento ambiental. A feição erosiva localizada próximo a área urbana do município de Santa Cruz de Monte Castelo, foi analisada em diferentes períodos por meio de imagens de satélites constatando-se o seu aumento em direção a área urbana.

Biografia do Autor

  • Raquel Mendes Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

    Geografia, Universidade Federal do Paraná.

  • Luciano Mattana Carollo da Luz, Universidade Federal do Paraná

    Geografia, Universidade Federal do Paraná.

  • Caroline Gonçalvez Mangueira, Universidade Federal do Paraná

    Geografia, Universidade Federal do Paraná.

  • Leonardo José Cordeiro Santos, Universidade Federal do Paraná

    Geografia, Universidade Federal do Paraná.

Referências

CENTRO DE TECNOLOGIAS AMBIENTAIS; LABORATÓRIO DE RISCOS AMBIENTAIS. Diagnóstico e proposição de diretrizes para a recuperação dos processos erosivos no município de Mirassol, SP. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, 2010. Relatório técnico n.19414-301-57/208.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Cadastramento de pontos de erosão e inundação no Estado de São Paulo. São Paulo: IPT, 2012. Relatório técnico n. 131.057-205.

IWASA, O.Y; FENDRICH, R. Controle da Erosão Urbana. In: OLIVEIRA, A.M.S; BRITO, S.N.A de (Eds.). Geologia de engenharia. ABGE, Brasil, 1998, p.271-281.

JORGE, M.C.O. Geomorfologia Urbana: conceitos, metodologias e teorias. In: GUERRA, A.J.T. (Org). Geomorfologia Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, Brasil, 2011, p.117-146.

OLIVEIRA, M. A. T. Processos erosivos e preservação de áreas de risco de erosão por voçorocas. In: GUERRA, A. J; SILVA, A. S; BOTELHO, R. G. M. Erosão e Conservação dos Solos - Conceitos, Temas e Aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999 , p. 56-99.

SOPCHAKI, C. H.; SANTOS, L. J. C. Metodologia de cadastro de erosões na Bacia do Rio do Meio, Pinhais-PR. Geografia. Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 16, n. 2, 2012, p. 147-161.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física e Desastres Naturais