A cartografia tátil e a plotter CNC à laser: uma possibilidade de inclusão

Autores

  • Érika Medina de Medeiros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Hanna Aimée da Fraga Gonçalves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gustavo Mota de Sousa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Delson Lima Filho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2361

Palavras-chave:

Topodata. Maquete. Mapa tátil. Ensino de Geografia

Resumo

Segundo o Ministério da Educação (MEC) a Educação deve ser Para Todos, entretanto, observa-se justamente o contrário quando se trata de crianças com necessidades educativas específicas. Tais crianças encontram dificuldades para estudar devido o precário auxilio sócio pedagógico antes e durante a sua estada na escola seja pela falta de profissionais seja pela escala de profissionais despreparados para o trabalho. Devido a isto, o professor se torna o responsável por desenvolver a inclusão das crianças com necessidades específicas dentro e fora da sala de aula, facilitando, deste modo, o processo de aprendizagem das mesmas. Neste trabalho abordaremos apenas as crianças cegas e com baixa visão no intuito de propor uma nova metodologia de ensino da Geografia Física para elas a partir da utilização de imagens adquiridas através do Projeto Topodata, donde foi possível retirar as curvas de nível dos três principais maciços da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Gericinó-Mendanha, Pedra Branca e Tijuca) e, após algumas etapas, torná-los concretos na forma de uma maquete geomorfológica tátil impressa na ferramenta Plotter CNC à Laser. Com a maquete pronta, o professor de geografia poderá trabalhar diversos conceitos da cartografia como escala, pontos cardeais ou localização com os alunos que, por sua vez, após o manuseio da mesma terão a possibilidade de formar cognitivamente a ligação entre o objeto em suas mãos e os conceitos aprendidos em sala. Conclui-se, portanto que o professor, nesta metodologia de ensino (baseada na Cartografia Tátil), é a peça fundamental no desenvolvimento da inclusão e assim na construção de valores sociais como a cooperação e o respeito ao outro.

Biografia do Autor

  • Érika Medina de Medeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Departamento de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  • Hanna Aimée da Fraga Gonçalves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  • Gustavo Mota de Sousa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Departamento de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  • Delson Lima Filho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

ALMEIDA, Diones C. S., MELO, Adriany Á. O Ensino de Geografia para alunos com necessidades educacionais especiais: o caso dos alunos cegos e com baixa-visão. Instituto de Geografia (IG). Universidade Federal de Uberlândia, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Disponível em: <http://www.mec,gov.br/legis/pdf/LDB.pdf>. Acesso em: 30 de dezembro de 2016.

BRENDLER, Clariana Fischer; VIARO, Felipe Schneider; BRUNO, Fernando Batista; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves e; SILVA, Régio Pierre. Recursos Didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais. Ano 2014, v. 18, nº 03. ISSN 2179-7374.

GOLÇALVES, Hanna Aimée; MEDEIROS, Érika; SOUSA, Gustavo; FILHO, Delson; MENEZES, Paulo. Construção de maquetes do relevo para o ensino de Geografia Física: uma proposta para utilização de plotter de corte. XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural – JICTAC. 17-21 de outubro de 2016.

LOCH, Ruth E. N. Cartografia Tátil: Mapas para deficientes visuais. Portal da Cartografia. Londrina, v. 1, n.1, maio/ago., p. 35-56, 2008.

MEDEIROS, Érika; GONÇALVES, Hanna Aimée; SOUSA, Gustavo; SILVA, Renan. Cartografia Tátil: análise das diferentes possibilidades de estudos em Geografia. IV Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação, IV Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ – IV RAIC. 12-22 de setembro de 2016.

MEDEIROS, Érika; GONÇALVES, Hanna Aimée; SOUSA, Gustavo; FILHO, Delson. Elaboração de Maquetes Geomorfológicas: Propostas para o ensino de Geografia Física. IV Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação, IV Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ – IV RAIC. 12-22 de setembro de 2016.

MENEGUETTE, Arlete. Cartografia Inclusiva. GEOCART, Departamento de Cartografia. Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP – Campus de Presidente Prudente, 2012. Encontrado online via < https://www.academia.edu/8520393/Cartografia_Inclusiva> em 30 de dezembro de 2016.

OLIVEIRA, Cleomar G., JÚNIOR, Donarte N. S., LAHM, Regis A. Cartografia através de modelos táteis: uma contribuição ao ensino de deficientes visuais. Revista Educ. Espac., Santa Maria, v. 23, n. 37, p. 217-240, maio/ago., 2010.

VALERIANO, M. M. Modelo digital de variáveis morfométricas com dados SRTM para o território nacional: o projeto TOPODATA. In: XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2005, Goiânia, GO. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2005. p. 1-8.

VALERIANO, M. M.; Rossetti, D. F.; Albuquerque, P. C. G. Topodata: desenvolvimento da primeira versão do banco de dados geomorfométricos locais em cobertura nacional. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal, RN. Anais..., São José dos Campos, SP : INPE, 2009. v. CD-ROM. p. 1-8.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino