Solos e a geografia física: reflexões e prática de ensino

Autores

  • Mariana Oliveira Da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sarah Lawall Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2371

Palavras-chave:

Pedologia. Métodos. Didática. Formação dos solos

Resumo

Solo é um recurso natural finito e com inúmeras funções sociais e ecológicas. O estudo da origem, evolução e diversidade deve transcender o ensino superior e chegar, com devida importância, no ensino fundamental e médio. Afinal, de que forma estamos aprendendo e ensinando a pedologia? Assim, objetiva-se estabelecer uma reflexão acerca do ensino de solos na Geografia com base na reflexão fruto do resultado de oficina didática acerca dos processos de formação do solo. Para método, tem-se etapas de construção de perfis de solos utilizando caixa de isopor e diferentes amostras de solos, estabelecendo evolução temporal que auxiliem na prática cotidiana escolar. Esta oficina foi aplicada junto aos alunos do PIBID e Pedologia aplicada a Geografia. Considera-se que a ciência do solo é fundamental e não deve ser coadjuvante dentre os conteúdos da Geografia e que há a necessidade de maior envolvimento do profissional de licenciatura na ciência do solo.

Biografia do Autor

Mariana Oliveira Da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda do Depart. de Geografia, Faculdade de Geografia,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Sarah Lawall, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Geociências, Faculdade de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Ícone, 2008.

FRASSON, V.R., WERLANG, M.K. Ensino de Solos na Perspectiva Ambiental: Contribuíções a Ciência Geográfica. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 1 4, n. 1 , p. 94- 99, 201 0

LEPSH, I.F. 19 lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de Textos. 2011.

TROEH, F.R., THOMPSON, L.M. Solos e Fertilidade do Solo. Sao Paulo: Andrei, 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino