Solos e a geografia física: reflexões e prática de ensino

Autores

  • Mariana Oliveira Da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sarah Lawall Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2371

Palavras-chave:

Pedologia. Métodos. Didática. Formação dos solos

Resumo

Solo é um recurso natural finito e com inúmeras funções sociais e ecológicas. O estudo da origem, evolução e diversidade deve transcender o ensino superior e chegar, com devida importância, no ensino fundamental e médio. Afinal, de que forma estamos aprendendo e ensinando a pedologia? Assim, objetiva-se estabelecer uma reflexão acerca do ensino de solos na Geografia com base na reflexão fruto do resultado de oficina didática acerca dos processos de formação do solo. Para método, tem-se etapas de construção de perfis de solos utilizando caixa de isopor e diferentes amostras de solos, estabelecendo evolução temporal que auxiliem na prática cotidiana escolar. Esta oficina foi aplicada junto aos alunos do PIBID e Pedologia aplicada a Geografia. Considera-se que a ciência do solo é fundamental e não deve ser coadjuvante dentre os conteúdos da Geografia e que há a necessidade de maior envolvimento do profissional de licenciatura na ciência do solo.

Biografia do Autor

  • Mariana Oliveira Da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduanda do Depart. de Geografia, Faculdade de Geografia,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  • Sarah Lawall, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Professora do Departamento de Geociências, Faculdade de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Ícone, 2008.

FRASSON, V.R., WERLANG, M.K. Ensino de Solos na Perspectiva Ambiental: Contribuíções a Ciência Geográfica. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 1 4, n. 1 , p. 94- 99, 201 0

LEPSH, I.F. 19 lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de Textos. 2011.

TROEH, F.R., THOMPSON, L.M. Solos e Fertilidade do Solo. Sao Paulo: Andrei, 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino