Aqüifero Guarani: um retrato 3x4 de gestão e da experiência com estudantes em Ribeirão Preto (SP)

Autores/as

  • Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio Campos
  • Maria Bernardete de Siqueira Canesin

Palabras clave:

Aqüífero Guarani, gestão, ensino-aprendizagem

Resumen

Experiências locais de gestão do Aqüífero Guarani e trabalhos desenvolvidos com estudantes no município de Ribeirão Preto (SP) visam enfrentar os desafios relacionados à melhor compreensão da qualidade e da quantidade de água desse mega-reservatório. Ribeirão Preto é uma área-piloto para estudo detalhado do Aqüífero Guarani, em função do acelerado crescimento urbano e da intensificação das atividades agrícolas e industriais. A demanda crescente de retirada de água subterrânea do Aqüífero Guarani tem levado um comitê gestor internacional a empreender dois tipos de ações: (a) para promover capacitação local junto a diferentes atores da comunidade local, como pode ser considerado o trabalho desenvolvido pela disciplina de Matemática “Aqüífero Guarani: ecologia e ciclo da água” na Escola Estadual Profª Eugênia Vilhena de Moraes, resultado de reflexões conduzidas para a inovação da prática na mudança do currículo escolar e (b) ações para promover gestão local e ordenamento territorial do espaço hídrico subterrâneo em conjunto com instituições envolvidas na execução das diversas tarefas de avaliação e conhecimento das características do reservatório; um exemplo disso é não permitir, na zona central da cidade, novas perfurações de poços, a não ser para substituição de poços do abastecimento público. 

Publicado

2008-05-13

Número

Sección

Artigos