Os processos de ensino-aprendizagem na filosofia Madhyamika

Autores

  • Luciana Fernandes Marques

Resumo

A filosofia Madhyamika é parte da tradição do Budismo Mahayana fundada pelo Indiano Nagarjuna e é frequentemente mal compreendida como uma visão niilista da realidade. Entretanto, ela também é conhecida como a Escola do Caminho do Meio que refuta qualquer visão extremista. Nela encontramos várias provocações sobre a existência dos fenômenos, em especial a desconstrução, pela análise racional, da visão de que eles têm uma existência própria inerente
e separada. A idéia é esboçar um diálogo entre esse sistema filosófico e a educação ocidental nas suas possíveis implicações em cenas de ensino-aprendizagem. O argumento central deste escrito é a possibilidade de encarar o budismo enquanto caminho de (des)aprendizagem e exemplificar isso com alguns contos e fábulas budistas. Estes questionamentos surgiram ao questionar algumas das bases corriqueiras na educação atual como a de que aprender é adquirir algo.

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Publicado

2019-07-16

Edição

Seção

ST 11 - Confluência de saberes em tempos de incerteza: diálogos (indisciplinares) entre religião, magia, ciência, filosofia e arte