• Trabalhos Completos Apresentados nos Seminários Temáticos da VII Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia
    v. 4 n. 4 (2019)

    Entre 07 e 10 de maio de 2019, realizou-se no Campus Reitor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina a VII Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (VII ReACT). Durante os quatro dias, a reunião foi dividida em duas conferências; seis mesas que somaram um total de vinte e dois convidados, entre participantes e mediadores; além de três mostras de filme que exibiram seis películas com a presença de seus autores. Também contou com a realização de onze Seminários Temáticos com três sessões cada, coordenadas por professores doutores de todo o Brasil e a presença de 148 pesquisadores mestrandos, doutorandos e doutores inscritos para apresentação oral de trabalhos científicos. Os trabalhos completos submetidos à comissão organizadora estão aqui disponibilizados. 

  • Trabalhos Completos Apresentados nos Seminários Temáticos da VI Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia
    v. 3 n. 3 (2017)

    Entre 16 e 19 de maio de 2017, realizou-se no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo a VI Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (VI ReACT). Durante os quatro dias, a reunião foi dividida em quatro conferências, com quatro convidados internacionais e seis convidados nacionais entre conferencistas e mediadores; quatro mesas, com dois convidados internacionais e dezoito convidados nacionais. As conferências e mesas foram dedicadas às discussões interdisciplinares, envolvendo além de antropólogos, também biólogos, filósofos, cientistas políticos e um líder indígena. Também contou com a realização de vinte e quatro Sessões Temáticas, coordenadas por professores doutores de todo o Brasil e a presença de mais de 300 pesquisadores mestrandos, doutorandos e doutores inscritos para apresentação oral de trabalhos científicos. Os trabalhos completos submetidos à comissão organizadora estão aqui disponibilidados. 

    Maiores informações sobre a reunião, suas edições anteriores, e sobre a Rede de Antropologia da Ciência e da Tecnologia estão disponíveis no site http://www.ige.unicamp.br/react/

  • Trabalhos Completos Apresentados nos Seminários Temáticos da IV Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia
    v. 1 n. 1 (2014)

    A Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia compreendeu a realização de seminários temáticos de chamada aberta, com apresentação de trabalhos que resultantes de pesquisas concluídas ou em fase de finalização. Assim, são  aceitos resumos que expressassem reflexões sobre os temas em questão, “antropologia”, “ciência” e “tecnologia” ou, sobre temáticas específicas como as fronteiras entre o conhecimento científico e o conhecimento não-científico; potenciais e possibilidades de uma antropologia interespecífica; ciência, gênero e corporalidades; tecnociências e biopolítica; ecopolítica e/ou políticas da natureza.

    Para a IV ReACT, realizada entre os dias 24 a 26 de setembro de 2013 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, recebemos 60 resumos de mais de 20 instituições diferentes, no Brasil e no exterior, e de pessoas de etapas distintas de formação (desde a graduação até o pós-doutorado). As instituições que mais encaminharam propostas foram UFRGS, Unicamp, UFMG, USP, UFSCar, UnB e UFRJ e a maior parte das propostas foi enviada por doutorandos e professores.

    Nosso objetivo inicial era realizar quatro seminários temáticos com cinco trabalhos alocados em cada um, mas dada a qualidade dos resumos recebidos e as temáticas em comum decidimos ampliar para seis seminários temáticos com até seis trabalhos por sessão, o que nos permitiu incluir 36 trabalhos.

    Este primeiro número dos Anais da ReACT contempla os trabalhos completos apresentados em cada seminário temático.

  • Trabalhos Completos Apresentados nos Seminários Temáticos da V Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia
    v. 2 n. 2 (2015)

    A Quinta Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (V ReACT), realizada entre os dias 20 e 22 de maio de 2015 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promoveu um intenso e reflexivo debate acerca das pesquisas, objetos, abordagens e perspectivas teóricas/epistemológicas do campo da Antropologia da Ciência e da Tecnologia, sempre privilegiando possíveis interfaces com outras matrizes disciplinares e campos de atuação.

    A V ReACT, seguindo a tradição dos eventos anteriores, compreendeu a realização de seminários temáticos com trabalhos resultantes de pesquisas em diversas fases de desenvolvimento, realizadas em múltiplas instituições por estudantes e professores/as em etapas distintas de sua formação. Além dos Seminários Temáticos (STs), reunimos quatro mesas redondas que promoveram o encontro de pesquisadores de áreas e perspectivas variadas: 1) Antropologia das ciências: inspirações e deslocamentos; 2) Transversalidades entre ciência, religião e arte; 3) Direitos, tecnologias de governo e cidadanias; 4) Políticas globais e efeitos locais. Esta edição do evento contou ainda com o número inédito de 138 resumos submetidos dentre os quais 75foram selecionados e distribuídos entre os nove seminários temáticos descritos abaixo. Esperamos que os debates iniciados na reunião possam ser levados adiante através da leitura dos trabalhos completos apresentados ao longo do evento e que estão compilados neste segundo número dos Anais da ReACT.

    Créditos