Invenção como política de sobrevivência: uma reflexão a partir do documentário Khiam (2000-2007)

Autores

  • Emerson Freire

Resumo

Seis prisioneiros sobreviventes do campo de detenção de Khiam, no sul do Líbano e à época ocupada por tropas israelenses, relatam para as câmeras de Joana Hadjithomas e Khalil Joreige o período de reclusão e torturas sofridas em minúsculas celas sem a mínima infraestrutura. Na primeira parte do documentário Khiam (2000-2007), os recém ex-prisioneiros contam em detalhes o cotidiano do campo e suas estratégias de sobrevivência. Na segunda parte, oito anos após a retirada das tropas israelenses em maio de 2000 e consequente desmantelamento do campo, que se transformaria posteriormente em uma espécie de museu com fins turísticos, os autores do documentário reencontram os mesmos seis ex-prisioneiros que se sentem chocados ao perceber a divergência entre a imagem advindas de suas narrações e aquela construída em torno do campo a posteriori, com sua destruição total em 2006 durante o conflito Israel-Líbano. No entanto, pequenos artefatos utilitários e/ou artísticos por eles fabricados, nas condições mais precárias, testemunham uma interessante relação que desaparece nos relatos oficiais, qual seja, a relação entre invenção, imagem, vida e política. Esse ensaio pretende, a partir desse documentário apresentado junto aos objetos numa retrospectiva das obras dos autores exibida no museu Jeu de Paume (PARIS) em 2016, refletir sobre essa relação entre invenção, imagem, vida e política na contemporaneidade, em que a percepção imagético-narrativa dos fatos parece cada vez mais construída e induzida, tornando-se um campo para resistência.

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Publicado

2019-08-10