Restaurantes e anti-restaurantes: antinomias da gastronomia contemporânea
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar o surgimento de novas configurações de espaços alimentares que rompem com a lógica tradicional dos restaurantes, aqui chamados de convencionais, que se caracterizam por funcionarem em lugares permanentes, com cardápios e horários mais ou menos fixos. Para tanto, analisamos espaços como “underground restaurants”, “guerrilladiners”, “pop-up restaurantes” e anti-restaurantes. Apresentamos esses novos espaços alimentares como tendências que modificam as dinâmicas alimentares contemporâneas, sobretudo ao que concerne a ideia de comer fora de casa e as relações de confiança implicadas nessa prática. A metodologia consiste em analisar críticas gastronômicas veiculadas em jornais e revistas especializadas, análise do perfil das mídias sociais (Facebook), bem como discutir o caso do “GuerillaKitchen”, localizado em Amsterdam. Por fim, observamos que tais espaços alimentares subvertem a convencionalidade dos restaurantes,operando em regimes de ilegalidade e informalidade, construindo novas lógicas e relações com o mercado.