Entre a cozinha e o laboratório, controvérsias: algumas reflexões sobre a gastronomia, o cozinhar, os cozinheiros e as agências que os cercam

Autores

  • Talitha Alessandra Ferreira
  • Evandro Smarieri Soares

Resumo

Esta proposta é produto de um breve estudo de caso que pretende refletir sobre as práticas,  as agências e as ações que podem estar engendradas no ato de cozinhar. Quando partimos da premissa  de que a comida é um produto da cultura, podemos inferir que tudo aquilo que a ela se liga poderia  ser também pensado enquanto tal. Contudo, o que uma produção culinária pode carregar para além  das próprias relações humanas que a tornam, histórica e cotidianamente, concretude de um exercício  de imaginação? Frente a este questionamento, temos como proposta expor, observar e analisar uma  receita culinária que, em 2010, foi preparada e apresentada em um famoso concurso internacional de  gastronomia – o Madrid Fusión –, para além de descrever e pensar parte da também afamada trajetória  do chef que a elaborou, apresentou e que, antes disso, já era internacionalmente reconhecido como o  mentor de um novo movimento nas cozinhas e na gastronomia. Estamos tratando, respectivamente,  do caviar esférico de melón, Ferran Adrià e a gastronomia tecnoemocional. Seguindo o intento de  analisar as práticas em questão por meio de suas materialidades, recorremos à Teoria Ator-Rede  (TAR) para explorarmos as associações entre as diferentes entidades que compõem o caviar esférico  de melón. Dessa forma, podemos fazer um exercício de aproximação e afastamento entre cozinheiros  e cientistas; comidas e controvérsias; gastronomia e ciência; cozinhas e redes sociotécnicas ou, até  mesmo, cozinhas e laboratórios.

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Publicado

2019-08-13