Práticas indígenas no Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal do Acre

Autores

  • Celia Letícia Gouvêa Collet

Resumo

Contaremos sobre a experiência do grupo de pesquisa dos estudantes indígenas na Universidade Federal do Acre entre os anos de 2010 e 2016 como forma de compartilhar nosso trabalho com aqueles que estão pensando (e praticando) sobre a questão dos indígenas na universidade, em particular, e mais amplamente, sobre o crescimento do espaço da diferença dentro das universidades. Trataremos deste momento que pode ser bastante criativo e transformador em relação a universidade, a antropologia e aos indígenas. A proposta do grupo de pesquisa era construir um espaço onde eles pudessem estudar e produzir a partir de seus interesses e especificidades. Onde a dinâmica não fosse centrada na ação do antropólogo/universidade sobre os indígenas, mas na ação, dilemas e produções de um coletivo de estudantes indígenas sobre a antropologia e a universidade. Teoria, reflexão sobre a realidade dos estudantes indígenas e da universidade, prática nos projetos de extensão e no dia a dia da universidade, tudo se imbricando no trabalho. Nos fomos construindo na linha tênue que passa entre a potência de vivenciar e experimentar a diferença e a criação de possibilidades e, por outro lado, a política identitária de afirmação que aceita a regra majoritária para abrir espaços de poder.

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Publicado

2019-08-13