Psicologia e tecnologias de comunicação: desafios contemporâneos para intervenção com sujeitos conectados
Resumo
O aumento exponencial da participação de especialistas psis em programas de televisão e revistas, a criação de perfis profissionais nas redes sociais, sites e blogs para divulgação, orientação e aconselhamento psicológico, justificam o problema proposto nesta pesquisa: como psicólogos fazem uso das tecnologias de comunicação para fins profissionais e quais os efeitos dessas práticas na construção da Psicologia enquanto ciência e profissão? O objetivo é problematizar a constituição dos saberes psicológicos apoiados na intimidade dos sujeitos acompanhando o movimento de tornar pública esta intimidade por meio de tecnologias de comunicação. A presente pesquisa está pautada naquilo que Mol (2002) indica como um estilo de investigação praxiográfico, afirmando que naspráticas os objetos são feitos (enacted), isto é, eles existem por meio das práticas e não antes delas. Tendo como base o campo de estudos Ciência Tecnologia e Sociedade será investigada a psicologia em ação por meio do rastreamento da participação de psicólogos em diferentes mídias. O desenvolvimento tecnológico permitiu que práticas psicológicas atingissem um número significativo
de pessoas. No entanto, não há uma mudança de foco nas intervenções de psicólogos, continuam por tratar intimidade, mas há uma mudança de práticas e espaços ocupados: deixam os limites do consultório particular e ocupam meios de comunicação de massa. Práticas somente possíveis na articulação com as tecnologias. Esta pesquisa intenciona analisar os efeitos dessas práticas na sociedade e na construção da Psicologia enquanto ciência e profissão.