Podcasts em sala de aula
tecnologias educativas e pedagogias orais
Resumo
Essa pesquisa apresenta dados construídos pela equipe do Mundaréu, um podcast de antropologia produzido pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (DAN/UnB) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp). Os dados a serem discutidos no presente artigo derivam do projeto “O que faz a Antropologia? Desenvolvimento e estruturação de um podcast como um recurso digital de apoio ao ensino e à aprendizagem”, desenvolvido pelo Mundaréu e apoiado pelo CEAD/UnB entre 2020 e 2021. O objetivo do projeto foi conhecer como os podcasts podem ser usados em disciplinas e cursos voltados para o ensino da antropologia. Para tanto, foram aproveitados oito episódios da primeira temporada do Mundaréu (2019-2020) e nove episódios de sua série Mundo na Sala de Aula (2020). Os episódios foram utilizados em 15 turmas, 10 disciplinas e cerca de 850 discentes de 32 cursos de graduação e pós-graduação da UnB. Cada episódio foi acompanhado de materiais didáticos complementares, como: questionários, roteiros de audição e debates em sala de aula promovidos pelo Mundaréu. Aqui, pretendemos discutir dois conjuntos de dados gerados ao longo do projeto: (i) a avaliação que professores e estudantes envolvidos nas disciplinas fizeram do podcast como ferramenta didática; e (ii) o uso da oralidade e de conteúdos auditivos para construção de planos pedagógicos das aulas de antropologia ofertadas pela UnB durante 2020. Para refletirmos sobre estes pontos, debateremos, em primeiro lugar, sobre o contexto em que o uso de tecnologias digitais vem crescendo nos espaços de ensino. Em segundo lugar, serão apresentadas as diferentes formas como o podcast foi utilizado pelos docentes e discentes a fim de incluir o áudio e a oralidade no ensino de antropologia. Em respostas avaliativas, estes grupos destacaram os materiais pedagógicos não escritos sendo conteúdos de grande valor pedagógico. Permitir que estudantes interajam com múltiplos meios educativos facilita o engajamento e articulação do conteúdo em sala de aula. Analisamos tais observações com precaução, uma vez que existem desafios para os estudantes consumirem o podcast enquanto material didático. Por fim, refletiremos sobre o conteúdo auditivo e a oralidade em práticas pedagógicas, considerando a possível continuidade do experimento e o convite para a comunidade acadêmica colocar em prática projetos que incluam podcasts como ferramentas no processo de aprendizagem.