Fazendo Antropologia e experimentando com podcasts

o Mundo na Sala de Aula 2

Autores

  • Irene do Planalto Chemin
  • Arthur Ulhôa Kurrle
  • Bruno Campelo Pereira

Resumo

Segundo a enquete que fizemos para avaliar as atividades do Mundaréu, em seu primeiro ano de vida, tivemos como nosso principal público ouvinte profissionais de educação. Boa parte das pessoas que nos ouviram relataram ter aplicado o podcast, uma coprodução entre o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (DAN/UnB) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), em suas atividades pedagógicas. Além de terem nos confirmado o quanto nossos episódios lhes serviram para ter assunto com outras pessoas, despertando conversas a partir dos seus conteúdos, atualmente disponíveis na internet para (re)visitas e novas indicações. Isto evidencia como podcasts podem ser uma via importante para a produção científica incidir sobre o espaço público, colaborando com atuações voltadas para a construção social. Em tempos de ataques às universidades e, especificamente, às Humanidades, nossos dados sinalizam a relevância do incentivo a cursos de divulgação científica que nos aproximem das plataformas digitais ao longo de nossa formação, atribuindo um sentido crítico e de responsabilidade perante as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC’s). Neste trabalho, apresentamos alguns relatos e reflexões sobre as experiências com o Mundo na Sala de Aula, série do Mundaréu conduzida por estudantes de antropologia da UnB e da Unicamp. Experimentando processos de produção com sons e gravações, dezoito episódios foram criativamente produzidos durante a pandemia da Covid-19, num projeto político de aproximação das Ciências Sociais a um público mais amplo, disputando espaços e significados de escrita e linguagem. Na intenção de abrir discussões sobre novas acessibilidades e protagonismos nas práticas científicas, sugerimos a inclusão da podosfera na graduação como uma alternativa de treinamento para os compromissos que, enquanto pesquisadores, assumimos com a população e a opinião pública.

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Publicado

2022-04-28