A arte do enxadrismo

considerações sobre habilidade, aprendizagem, epistemologia e antropogênese a partir do xadrez

Autores

  • Gustavo Guedes Brigante

Resumo

Este artigo deriva de uma pesquisa de doutoramento ainda em estágio larval, figurando, portanto, mais como uma exposição dos planos, inspirações, hipóteses, perguntas e discussões teóricas que como um registro definitivo dos seus resultados. Trata-se de uma pesquisa antropológica sobre prática e habilidade no campo do enxadrismo. Nesta linha, visa-se alçar reflexões sobre as condições e potenciais da vida humana (antropogênese) implicadas no transcorrer das aprendizagens de seus jogadores e suas performances. A ancoragem empírica da pesquisa se dá em dois campos: Clube de Xadrez São Paulo (“xadrez de salão”) e Centro Cultural Vergueiro (“xadrez de rua”). Como a pesquisa se encontra em estágio inicial, os campos serão apenas abordados em suas características e contrastes gerais. Nos múltiplos desdobramentos desta investigação são inevitavelmente esperadas discussões e revisões críticas de pressupostos, explicações e conceitos oriundos de paradigmas ainda bem expressivos em ramificações da antropologia, os quais lidam com assuntos relacionados à percepção, habilidade e aprendizagem. Como o organismo, em sua contínua e polirrítmica atividade, é engajado na prática? Quais os papéis exercidos pelos materiais e as estéticas do tabuleiro e suas peças na prática dos jogadores? O que caracteriza a prática habilidosa neste âmbito e diferencia “experts” de “novatos”? Que confluências e dissonâncias existem entre o jogo performado por humanos e máquinas (via Inteligência Artificial)? Como o estudo da prática no xadrez (e esportes afins) podem contribuir para o aprimoramento teórico e melhor compreensão de temas como percepção, corpo, movimento, conhecimento, habilidade e aprendizagem nas ciências sociais? Para realizar aproximações profícuas em direção a tais perguntas, a pesquisa se valerá de injunções emergidas de revisões bibliográficas transdisciplinares, elencando importantes contribuições da antropologia, psicologia, filosofia, biologia e neurociências que correspondem, em diversas medidas, a temas como habilidade, percepção, aprendizagem, organismo e enxadrismo.

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Publicado

2022-04-28

Edição

Seção

ST21 Experiências sentipensantes: corpos, saberes e ambientes em perspectiva