As obras de infraestrutura nas fronteiras do desenvolvimento do sertão piauiense

Autores

  • Lennon Oliveira Matos

Resumo

O estado do Piauí, anteriormente taxado de “atrasado” ou pouco desenvolvido, vem recebendo uma quantia expressiva de empreendimentos e grandes obras de infraestrutura nos últimos 10 anos. Os investimentos privados e públicos perfizeram a expansão das fronteiras de desenvolvimento regional que atravessaram o país em diversos empreendimentos e que avançaram também por este território, como, por exemplo, o setor elétrico, mineral, rodoviário, hídrico e agropecuário. Todo este processo confluiu para impactos socioambientais as comunidades locais e para a conformação de um novo ordenamento da infraestrutura da região. No intuito de compreender este novo cenário, procurei questionar durante a pesquisa de Mestrado as relações envolvendo as instituições do Estado (nos âmbitos federal, estadual e municipal) e o projeto de desenvolvimento regional que está sendo implementado por estas, sobretudo na região conhecida como sudeste do estado do Piauí, porção territorial esta que possui relação direta com os estados da Bahia e Pernambuco. Para tanto, tomei como escopo etnográfico o trecho de 44 quilômetros da rodovia BR-324 que liga as fronteiras dos estados da Bahia e do Piauí, o qual se encontrava em estrada de terra e cuja obra de reconstrução foi acompanhada durante a pesquisa citada. Assim sendo, procuro neste trabalho apresentar as questões enfrentadas na pesquisa, que percorrem desde o contexto histórico que conforma a estrada, hoje rodovia BR-324; a relação da população local com essa estrada; o projeto de desenvolvimento regional colocado a cabo neste território, e, por conseguinte, as implicações entorno de uma etnografia das infraestruturas.

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Publicado

2022-04-28

Edição

Seção

ST23 Infraestruturas e ecologias em crise: reflexões do tempo presente e de alianças futuras