Aprendendo na prática com pescadoras, lagoas e camarões

reflexões a partir da interlocução entre Educação Ambiental e Antropologia

Autores

  • Liza Bilhalva Martins
  • Gianpaolo Knoller Adomilli

Resumo

Este trabalho parte da experiência de pesquisa com pescadoras embarcadas da pesca artesanal lagunar no sul do Rio Grande do Sul e tem como objetivo, a partir de novos horizontes de compreensão - epistemologias ecológicas e feministas, apresentar e refletir em torno do viver relacionado à atividade pesqueira, mais especificamente a pesca do camarão no estuário da Lagoa dos Patos praticada por uma pescadora. Tendo como base o material etnográfico, tratamos de tomar o saber da mulher pescadora não como um conhecimento sobre o mundo, mas considerar regimes de conhecimento que se produzem com o mundo, recusando, assim, a externalidade do sujeito do conhecimento situado fora da natureza e dos seus objetos de conhecimento. A interlocução entre as áreas da Antropologia e Educação Ambiental nos auxiliam, no sentido de pensar em termos de processos de aprendizagens com fins de compreensão da produção e reprodução dos modos de saber/fazer a pesca junto às coisas no mundo e, sobretudo, no potencial crítico ao sistema moderno capitalista, patriarcal, exploratório e tecnocientífico.

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Publicado

2022-04-28

Edição

Seção

ST07 Aprender na prática: aprendizagem e educação entre técnica, corpo e arte