Apontamentos antropológicos sobre a aprendizagem da arbitragem de futebol
Resumo
O presente trabalho tem como tema o aprendizado da arbitragem de futebol. Trata-se de um desdobramento de uma investigação desenvolvida sobre a atuação de um grupo árbitros de futebol em competições masculinas amadoras na cidade de Porto Alegre-RS (Morales 2020). Partindo do contexto acompanhado nestes torneios, o objetivo desta reflexão é abordar a aquisição de valências necessárias para a atuação por parte dos árbitros alcançados pelo estudo, enfatizando como eles interpretam o próprio percurso formativo. Ao elaborar uma comparação sobre habilidades requeridas para se atuar em dois circuitos distintos - a arbitragem de jogos amadores e profissionais - articulam-se dados registrados em campo com conversas informais mantidas com dois interlocutores. O primeiro é um árbitro em formação com vistas a atuar no circuito de competições profissionais e que recorre aos campeonatos de várzea para adquirir experiência em jogos. O segundo é um ex-árbitro que atuou na primeira divisão do futebol profissional. Sustenta-se que os estágios distintos das carreiras dos interlocutores podem auferir perspectivas sobre a reprodução e as transformações no processo de aprendizado da atuação de um árbitro. O marco teórico-conceitual mobilizado ancora-se nas proposições que procuram aproximar os estudos das práticas corporais/treinamento no âmbito do esporte das reflexões sobre técnica na Antropologia Social (Daiolo & Velozo 2008; Debortoli & Sautchuk 2014; Bandeira 2018). Infere-se que para os árbitros, o zelo para com o material de trabalho, a interação com jogadores, campos de jogo e a postura com a qual aplicam (ou não) as regras do jogo são elementos que informam uma leitura técnica da atuação.