Bots, algoritmos, petições e postagens revoltosas

a recepção de filmes nas redes sociais e a polêmica pública online entre fãs sobre o filme Os últimos Jedi

Autores

  • Thais Faria Lassali

Resumo

Criada por George Lucas na década de 1970, a franquia Star Wars tem sido, desde então, um dos universos narrativos mais celebrados e consumidos da indústria cinematográfica hollywoodiana. Filmes, desenhos animados, gibis, livros, fantasias, bonecos, jogos eletrônicos, brinquedos ajudaram, no decorrer dos anos, a mediar a relação dos fãs com seus personagens e histórias favoritas. Com a popularização da internet, no final da década de 1990, o contato dos aficcionados entre si e com o universo da franquia ganhou novos mediadores: fóruns, sites de fanfiction, redes sociais e plataformas de compartilhamento de imagens e vídeos se tornaram locais online de encontro, compartilhamento, criação, elaboração e divulgação do universo narrativo criado por Lucas. Com isso em mente, a presente comunicação oral pretende lidar com parte da recepção do filme Star Wars: Episódio VIII – Os últimos Jedi (Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi, Johnson, 2017). Considerado polêmico por parte do público, ele obteve uma recepção bastante dividida do fandom, com pessoas chegando a criar um abaixo-assinado online pedindo que a obra fosse retirada do cânone da franquia, principal objeto de apreciação dessa comunicação. O que se viu no referido caso é paradigmático do modo como tem se dado a recepção de certos filmes em redes sociais, principalmente aqueles com protagonistas pertencentes a minorias sociais. De um modo geral, o que poderia ser apenas uma discordância entre fãs acabou se tornando uma polêmica pública cujo campo de batalha foram postagens, resenhas, petições e vídeo-ensaios, se tornando, em parte, um produto dos algoritmos que forçam o engajamento por meio da mobilização de afetos extremados. Para promoção dessas opiniões, tornou-se notória a utilização do uso de bots, de contas falsas e de atividades coordenadas. Assim, tal querela acabou envolvendo um emaranhado de redes sócio-técnicas que abrangem, dentre outros: as pesquisas de marketing na criação de obras ficcionais por parte de conglomerados de mídia, bem como a utilização dos algoritmos das redes e plataformas como estratégia de publicidade e de anti-publicidade e também os afetos mobilizados pela criação de grupos de afinidades e identificação intermediadas pelo consumo dos objetos midiáticos em questão. Tais redes tem se entrelaçado de maneira que as polêmicas envolvendo fãs nas redes têm se tornado cada vez mais comuns, influenciando novas formas de consumo e de relação com universos narrativos ficcionais.

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Publicado

2022-04-28