Midiatização, cibercultura e educação
vocabulário e processos de ensino aprendizagem na educação profissional
Resumo
A internet e as redes sociais têm se tornado, cada vez mais, parte do cotidiano e da aprendizagem de jovens, adolescentes e crianças, o que representa um desafio ao método tradicional de ensino das escolas brasileiras. Sendo assim, a presente comunicação discute a influência dos novos meios de comunicação no processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no cotidiano de estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Instituto Federal do Pará (IFPA). Os resultados apresentados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica, aplicação de questionário e entrevistas junto a estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPA, campus Belém. Por meio dela, notou-se a existência de um vocabulário social, que oriundo do ciberespaço, participa, crescentemente, dos processos sociais, em especial a educação. Notou-se, ainda, que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão, cada vez mais, presentes no ambiente escolar, participando dos processos de ensino-aprendizagem. Com base nestes resultados, foi possível inferir que a internet e as redes sociais não só participam ativamente da socialização e vida da maioria dos alunos, como também são componentes indissociáveis do processo de ensino-aprendizagem tradicional, demonstrando a importância de sua incorporação ao debate sobre o fazer pedagógico.