Na iminência da catástrofe

a lama invisível de Barão de Cocais (MG)

Autores

  • Bianca van Steen Mello Laurino

Resumo

Os rompimentos de barragens de rejeitos em Mariana, em 2015, e em Brumadinho, em 2019, delinearam um novo contexto para a mineração no Brasil, em especial em Minas Gerais. Se, por um lado, as atividades das mineradoras não parecem ter sido abaladas, por outro, números e relatos passaram a chamar atenção do debate público, revelando um quadro de instabilidade e insegurança. Entre as dezenas barragens que possuem risco de rompimento, está a Sul Superior, localiza na Mina Gongo Soco, pertencente à Vale S/A. 

Desde fevereiro de 2019, a população do município de Barão de Cocais vive o perigo de um possível rompimento. Com o provável caminho da lama calculado, quatro vilas e centenas de pessoas foram retiradas de suas casas durante uma madrugada. Desde então, os moradores de Barão vivem com a presença do fantasma da tragédia. Apesar de o rompimento ainda não ter se efetivado, sua possibilidade, por si só, já afeta o território em diferentes dimensões. 

No interior desta paisagem incerta, muitas vidas, humanas e não humanas, foram colocadas em suspensão. O presente trabalho tem como objetivo delinear alguns traços que marcam o contexto em que este quadro de instabilidade e incerteza se produz, bem como compartilhar reflexões e questionamentos acerca de como os rompimentos (ou suas possibilidades) produzem efeitos sobre as redes de relações estabelecidas nas paisagens em que as barragens estão inseridas. O que se rompe com o rompimento de uma barragem? Como é possível recontar essas histórias sem apenas reforçar suas violências?

Downloads

Publicado

2022-04-28