Excluídos Digitais

Reflexões acerca dos desafios da exclusão digital em uma perspectiva educacional de uma escola da rede pública  municipal de Porangatu-GO

Autores

  • Léia Rodrigues da Silva Queiroz UFG
  • Carlos Eduardo Henning UFG

Resumo

A escola é uma instituição formal onde ocorrem os processos de ensino e aprendizagem. Local de diversos contextos sociais, refletindo uma comunidade e seus membros e indivíduos que a formam. De acordo com o antropólogo Clifford Geertz (1978), o que propicia o entendimento das estruturas significantes da ação social observada se faz necessário primeiramente ser apreendida para depois ser apresentada. A escola reflete a sociedade e, consequentemente suas desigualdades. Esse trabalho, parte de reflexões de minha pesquisa de mestrado em Antropologia Social “Uma Etnografia Sobre os Usos das Tecnologias Digitais por Docentes de Uma Instituição Pública de Ensino em Porangatu GO”. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa se delineia nos textos de bases antropológicas que vão direcionar o olhar etnográfico dentro do campo, e assim através da análise de narrativas sobre experiências de interlocutores/as, observação participante, entrevistas semiestruturadas, confecção de cadernos de campo e outras formas de registros audiovisuais, que garantam o caráter anônimo das contribuições se fará a construção desses registros. Assim, o objetivo geral desta pesquisa se volta a analisar antropologicamente as narrativas de professores/as sobre os impactos dos usos de Tecnologias da Informação e Comunicação e das mídias digitais no contexto escolar em uma escola da rede municipal de ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental I em Porangatu, no estado de Goiás. Buscando compreender: como os/as educadores concebem a noção de tecnologias digitais. Como lidam com as tecnologias digitais na escola. As relações com as tecnologias digitais em contexto escolar ganham particularidades considerando marcadores sociais como gênero, raça, classe etnicidade, sexualidade e geração. Os resultados e discussões apontam para a falta de capacitação dos professores em lidar com o meio digital e a falta de infraestrutura da escola pesquisada em atender às demandas das tecnologias da informação e da comunicação no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

ST04 Perspectivas das desigualdades digitais no Brasil e América Latina