Educação e cultura
Diálogos entre saberes e pertencimento a partir de Círculos de Cultura
Resumo
O diálogo educacional e intercultural entre conhecimentos formais e não formais muitas vezes se torna desafiador diante da hierarquia de saberes e da formatação curricular das instituições de ensino. O presente trabalho busca levantar alguns questionamentos em torno de educação, cultura e pertencimento a partir da pesquisa em andamento que venho desenvolvendo conjuntamente na Universidade Federal Fluminense. O objeto de análise da pesquisa centra-se na prática pedagógica desenvolvidas no curso de licenciatura em Ciências Sociais e no projeto de extensão, onde são realizados Círculos de Culturas. Nestas práticas são realizados trabalhos de campo em grupos e coletivos de artes e cultura popular da cidade e a realização de roda de saberes dentro e fora do espaço universitário. Como o campus está localizado no interior do Rio de Janeiro, grande parte dos discentes é de outras localidades e não conhecem muito bem a cidade, restringindo suas atividades entre local de estudos e moradia. Com isso, os Círculos de Culturas vêm se tornando uma prática educativa importante na construção de vínculos na universidade e também de laços de pertencimento com a cidade a partir de trocas de saberes e mapas afetivos entre a cidade de origem e com a cultura local.