Diálogos de saberes
Encontro de mestres e estudantes não-indígenas em territórios compartilhados
Resumo
O programa Encontro de Saberes, implementado de formas diversas em 14 universidades brasileiras, convida mestres/as dos conhecimentos tradicionais para o ambiente acadêmico universitário, gerando diversas implicações desde o confronto de epistemologias, visões de mundo até de metodologias e das próprias formas de construção do conhecimento dentro do espaço. Este movimento representa uma ação política, pois coloca mestres em posições/espaços de poder legitimando os conhecimentos ensinados. A Universidade Federal de Minas Gerais também adota esse programa e, além de trazer mestres para o espaço da universidade, leva estudantes universitários para os territórios dos mestres. Esse movimento tem sido objeto de reflexão através de um trabalho etnográfico que acompanhou uma disciplina concentrada na Aldeia Barreiro Preto, no território Xakriabá. A duração dessa disciplina foi de uma semana tendo como tema os "Saberes Tradicionais: Artes e Ofícios - Arquitetura, cerâmica e culinária Xacriabá". A análise abordou os desafios do movimento dialógico entre conhecimento tradicional e o conhecimento tido como legítimo no espaço acadêmico. Ainda, observou-se a existência de ritmos próprios desses modos de conhecer, que implicam na coordenação dos fluxos de atividades no espaço e no tempo de modos distintos, que por vezes sutilmente entram em conflito na relação entre os mestres, a comunidade Xakriabá e os estudantes e professores não-indígenas.