Tecnologias de governo, infância e rua: Um estudo sobre as práticas e desafios contemporâneos dos serviços que atendem crianças e adolescentes em situação de rua, em Porto Alegre
Resumo
Nesta comunicação, apresentarei os resultados inicias de minha pesquisa de mestrado, cujo intuito é compreender como os serviços que trabalham com crianças e adolescentes definidos como “em situação de rua” têm produzido conhecimento e realizado reflexões em torno da produção de um novo perfil para o que é definido como “situação de rua” das crianças e adolescentes em Porto Alegre/RS. Trata-se de acompanhar um processo de modificação do que é configurado como o objeto da intervenção e, consequentemente, das estratégias, ferramentas e mecanismos para seu governo. Em conversas informais com membros da equipe de trabalho, foi possível compreender que tais reflexões são suscitadas a partir de um diagnóstico de necessidade de deslocamento das ações dirigidas para a extrema visibilidade das crianças nas ruas e espaços públicos para práticas dirigidas ao trabalho infantil vinculado ao tráfico de drogas e às redes de pertencimento localizadas em vilas e bairros da periferia. Através de pesquisa etnográfica realizada entre a equipe de um programa governamental e que consiste na observação das reuniões mensais dos núcleos que compõe a rede e nas observações semanais dos encontros de uma dessas equipes, buscarei compreender como diferentes saberes, expertises, moralidades e racionalidades são configurados através de tecnologias de governo específicas que produzem sujeitos, assim como entender como as pessoas habitam e ressignificam tais práticas. A partir desse trabalho, espero contribuir para os estudos relativos à temática da infância em situação de rua e também para discussões acerca da criação de categorias e formulação de políticas e sujeitos.Downloads
Publicado
2015-05-12
Edição
Seção
ST 2 – Direitos e Ciências interfaces entre saberes especializados