v. 2 n. 2 (2015): Trabalhos Completos Apresentados nos Seminários Temáticos da V Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia

A Quinta Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (V ReACT), realizada entre os dias 20 e 22 de maio de 2015 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promoveu um intenso e reflexivo debate acerca das pesquisas, objetos, abordagens e perspectivas teóricas/epistemológicas do campo da Antropologia da Ciência e da Tecnologia, sempre privilegiando possíveis interfaces com outras matrizes disciplinares e campos de atuação.

A V ReACT, seguindo a tradição dos eventos anteriores, compreendeu a realização de seminários temáticos com trabalhos resultantes de pesquisas em diversas fases de desenvolvimento, realizadas em múltiplas instituições por estudantes e professores/as em etapas distintas de sua formação. Além dos Seminários Temáticos (STs), reunimos quatro mesas redondas que promoveram o encontro de pesquisadores de áreas e perspectivas variadas: 1) Antropologia das ciências: inspirações e deslocamentos; 2) Transversalidades entre ciência, religião e arte; 3) Direitos, tecnologias de governo e cidadanias; 4) Políticas globais e efeitos locais. Esta edição do evento contou ainda com o número inédito de 138 resumos submetidos dentre os quais 75foram selecionados e distribuídos entre os nove seminários temáticos descritos abaixo. Esperamos que os debates iniciados na reunião possam ser levados adiante através da leitura dos trabalhos completos apresentados ao longo do evento e que estão compilados neste segundo número dos Anais da ReACT.

Créditos

Publicado: 2015-05-12