Dança da cutia

Minha cultura, minha identidade na escola Mura

Autores

  • Ana Mary Mello de Azevedo UFAM

Resumo

É importante salientar que este estudo, apresenta sugestão didática e pedagógica para o professor indígena Mura no processo ensino e aprendizagem diferenciada e significativa, contextualizando a cultura, a língua e a valorização da etnia na práxis docente da educação escolar indígena. A escola indígena visa planejar e construir a identidade própria da escola Mura, o Projeto Político Pedagógico, onde o planejamento, execução e avaliação de todas as ações da escola Mura estão inseridos, é um instrumento de luta e organização de uma instituição educacional. Objetiva valorizar os saberes indígenas na ação didática e pedagógica na escola Mura. E os objetivos específicos busca articular a educação escolar indígena e cultura numa perspectiva antropológica; conhecer a Dança da cutia e sua relação com a escola Mura; produzir uma cartilha com as letras das músicas da dança nas línguas Portuguesa e Nheengatu como recurso paradidático na escola Mura. Quanto à metodologia utilizei técnicas de pesquisas: observação participante, coleta de dados, como exemplos: filmagens, fotografias e os cadernos de campo e conversas informais. Na investigação documental: primários e secundários que contribuíram para este estudo. Sendo pesquisa de cunho qualitativo, pautou-se na subjetividade da interpretação dos dados, favorecendo a atribuição de significados à realidade social, com base na cultura alinhada a educação escolar indígena. Três fases: diagnóstico, encontro pedagógico e o projeto de intervenção: minha cultura, minha identidade, logo, olhar, ouvir e escrever. Quanto aos resultados, certificou-se que a Dança da cutia serve de instrumento de comunicação em movimentos sociais, nas manifestações culturais e bem como, dialoga com a escola Mura, a Dança da cutia para o nosso Povo tem significado símbolo de poder: cultural e político, em cada apresentação da dança tem um significado simbólico, uma mensagem a ser transmitida. Assim, este estudo demonstra que práticas de conhecimento estão em movimento, dialogando a cultura e a educação escolar indígena. A antropologia cultural e a antropologia da educação contribuem no processo de retomada linguística e fortalecimento cultural de nosso Povo, valorizando a Dança da cutia como saber cultural na escola Mura.

 

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Publicado

2024-11-18