Antropologia do dinheiro
Influência das tecnologias na mudança da cultura e do consumo
Resumo
Neste artigo, procuramos abordar as questões antropológicas da criação do dinheiro enquanto instrumento de influência nas relações econômicas, culturais, sociais e de consumo. Como percurso metodológico, é adotado uma abordagem de revisão bibliográfica em bancos de dados de produção científica, a destaque para o base de tese e dissertações e periódico capes, sobre o desenvolvimento tecnológico de consumo a partir do dinheiro. Passando por diversos momentos da história em que foram elaborados conceitos, da docilização dos corpos, da sociedade de controle, de uma busca sobre a universalização da cultura, trabalhados por Foucault, Deleuze, Lévi-Strauss, que são referenciais teóricos para refletir sobre a cultura capitalista de consumo através do dinheiro físico e digital. Nesse contexto, questões como a criação da moeda dinamizam as relações de escambo, representando um valor comercial acerca das produções humanas e das relações de consumo. As novas transformações do dinheiro, exemplo do pix, cartão de crédito e débito produz novas relações sociais, que são objeto deste estudo. Portanto, percebe-se que essas novas transformações otimizam o cotidiano dessas relações, em que ocorre uma maior facilidade e acessibilidade para transações monetárias que é proporcional ao consumo exacerbado e estimulado na sociedade capitalista.