v. 1 n. 1 (2014): Trabalhos Completos Apresentados nos Seminários Temáticos da IV Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia

A Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia compreendeu a realização de seminários temáticos de chamada aberta, com apresentação de trabalhos que resultantes de pesquisas concluídas ou em fase de finalização. Assim, são  aceitos resumos que expressassem reflexões sobre os temas em questão, “antropologia”, “ciência” e “tecnologia” ou, sobre temáticas específicas como as fronteiras entre o conhecimento científico e o conhecimento não-científico; potenciais e possibilidades de uma antropologia interespecífica; ciência, gênero e corporalidades; tecnociências e biopolítica; ecopolítica e/ou políticas da natureza.

Para a IV ReACT, realizada entre os dias 24 a 26 de setembro de 2013 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, recebemos 60 resumos de mais de 20 instituições diferentes, no Brasil e no exterior, e de pessoas de etapas distintas de formação (desde a graduação até o pós-doutorado). As instituições que mais encaminharam propostas foram UFRGS, Unicamp, UFMG, USP, UFSCar, UnB e UFRJ e a maior parte das propostas foi enviada por doutorandos e professores.

Nosso objetivo inicial era realizar quatro seminários temáticos com cinco trabalhos alocados em cada um, mas dada a qualidade dos resumos recebidos e as temáticas em comum decidimos ampliar para seis seminários temáticos com até seis trabalhos por sessão, o que nos permitiu incluir 36 trabalhos.

Este primeiro número dos Anais da ReACT contempla os trabalhos completos apresentados em cada seminário temático.

Publicado: 2014-08-01